Cirurgia Dermatológica  

     São cirurgias que podem ser realizadas em consultórios devidamente equipados, com anestesia local.


    Procedimentos Cirúrgicos Realizados:


    Biópsia Cutânea

   A biópsia de pele consiste na retirada de um fragmento de pele ou de uma lesão para posterior análise em laboratório, para confirmação ou auxílio diagnóstico. É feita com anestesia local e, quando necessário, sutura simples.


     Criocirurgia

     Técnica que utiliza o nitrogênio líquido em temperaturas extremamente baixas para destruir seletivamente tecidos alterados. Está indicada para diferentes lesões benignas, pré-malignas e malignas, como verrugas virais, ceratoses actínicas e carcinomas basocelulares superficiais, entre outras. Pode também ser utilizada, em casos selecionados, para o tratamento de melanoses (manchas do sol).


     Retirada de Lesão por “Shaving”

     Remove lesões localizadas na epiderme e derme superior e, por isso, está indicada para lesões superficiais. É feita com anestesia local e cicatriza rapidamente, deixando cicatriz quase imperceptível sem necessidade de sutura. É utilizada para remover nevos melanocíticos, pólipos fibroepiteliais, entre outros.


     Curetagem

     Procedimento utilizado para remoção de lesões cutâneas superficiais. A técnica consiste em anestesia local prévia, raspagem da lesão e hemostasia. Pode ser associada a outros procedimentos, como crioterapia e eletrocauterização, de acordo com a indicação. É utilizada para retirar lesões como: ceratoses seborreicas, carcinomas basocelulares superficiais, entre outros.


    Exérese Cirúgica

    Procedimento realizado para remover lesões cutâneas profundas ou que necessitem de margem de segurança. É feita com anestesia local, seguida por corte com bisturi e posterior sutura. Está indicada para melanoma, carcinomas basocelulares, cistos epidérmicos, nevos melanocíticos, entre outros.


     Eletrocauterização

     Utilizando-se um aparelho de eletrocautério, após anestesia local, é possível cauterizar lesões como angiomas rubi, hiperplasias sebáceas, por exemplo.