Fototerapia  

    Fototerapia é a modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia da pele de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas doenças de pele, muitas delas de alta incidência e difícil controle, trazendo resultados muito satisfatórios.

    A exposição da pele à radiação ultravioleta A (UVA) ou ultravioleta B (UVB) pode ser feita, sob supervisão médica, através de uma cabine fechada ou unidades portáteis de diferentes tamanhos. Estes aparelhos emitem radiação de modo controlado e o tratamento segue protocolos bem definidos pelas sociedades médicas.

 fotot 

    Na Clínica Qualivita, possuímos equipamento de fototerapia UVB narrow-band (UVB-NB). Nesta modalidade, as lâmpadas usadas têm espectro de emissão com pico entre 311 e 313nm. Dispensa uso de medicamentos, é a que tem maior eficácia na maioria das situações e também menos efeitos adversos em relação à outras modalidades de fototerapia. Os tratamentos são indicados e supervisionados pelo médico dermatologista dr. Michel Mentges.

    Os principais efeitos da fototerapia são a diminuição da multiplicação das células da pele e a indução de imunossupressão local. Estas alterações são a base para se compreender seus efeitos terapêuticos em doenças inflamatórias crônicas da pele, como a psoríase, a dermatite atópica e o vitiligo, por exemplo.

 

    MELHORES INDICAÇÕES PARA A FOTOTERAPIA COM UVB-NB

 

    Psoríase: Pode ser indicado em pacientes com placas resistentes aos tratamentos tópicos ou com lesões comprometendo grande extensão da superfície corporal. Normalmente se inicia com 3 sessões por semana. A medida que a melhora ocorre, as sessões podem ser espaçadas.

    Vitiligo: tem como objetivo tanto a repigmentação como a prevenção da formação de novas manchas. Atualmente a fototerapia com UVB-NB é o tratamento de escolha para o vitiligo com manchas em grandes extensões da pele. Também está indicado para as formas localizadas que não respondem adequadamente aos tratamentos tópicos.

    Dessensibilização com UVB-NB: é indicada para portadores de “alergias ao sol”, como a urticária solar ou a erupção polimorfa solar. Os resultados mostram aumento da tolerância à radiação solar de no mínimo quatro vezes, mantido por até seis meses, o que permite aos pacientes passar o verão com menor desconforto.

    Outras dermatoses: A radiação UVB-NB pode também ser utilizada em várias outras doenças de pele, como na dermatite atópica, parapsoríase/linfoma cutâneo, pitiríase rósea, hipomelanose macular progressiva, líquen plano, prurido crônico devido a insuficiência renal ou devido à policitemia vera, entre outras.